sexta-feira, 18 de março de 2011

História de São Gonçalo



O município de São Gonçalo foi fundado em 6 de abril de 1579 pelo colonizador Gonçalo Gonçalves. Em 22 de setembro de 1890, o então Distrito de São Gonçalo é emancipado politicamente de Niterói passando a se desenvolver consideravelmente. Em 6 de abril de 1579, o colonizador Gonçalo Gonçalves fundava São Gonçalo, mandando construir uma capela com o santo de sua devoção - São Gonçalo D'Amarante, marcando sua colonização.
Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo. No entanto, existem relatos de que  a primeira capela tenha sido erguida as margens do rio Guaxindiba, mas até hoje não foram localizados qualquer vestígio de sua existência real. Ao contrário do que é relatado em relação a capela construída as margens do rio Imboaçu, que de acordo com alguns historiadores foi a segunda capela.
No início de sua fundação no século XVI, São Gonçalo era habitado pelos índios Tamoios, cujas domínios estendiam-se até Angra dos Reis. Seu desmembramento, iniciado no final do século XVI, foi efetuado pelos jesuítas que, no começo do século XVII, instalaram uma fazenda na zona conhecida como Colubandê, às margens da atual rodovia RJ-104.

Em 1646, foi alçada à categoria de paróquia, já que, segundo registros da época, a localidade-sede ocupava uma área de 52 Km², com aproximadamente seis mil habitantes, sendo transformada em freguesia. Visando a facilidade de comunicação, a sede da sesmaria foi posteriormente transferida para as margens do Rio Imboaçu, onde foi construída uma segunda capela, monumento atualmente restaurado. O conjunto de marcos históricos remanescentes do século XVII inclui a Fazenda Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiíba, e a propriedade do capitão Miguel Frias de Vasconcelos, no Engenho Pequeno. A capela de São João, Porto do Gradim, e a Fazenda da Luz, em Itaóca, são lembranças de um passado colonial em São Gonçalo.
Em 1860, 30 engenhos já estavam exportando através dos portos de Guaxindiba, Boaçu, Porto Velho, e Pontal de São Gonçalo. Dessa época, as fazendas do Engenho Novo e Jacaré (1800), ambas de propriedade do Barão de São Gonçalo, o Cemitério de Pachecos (1842) e a propriedade do Conde de Baurepaire Rohan, na Covanca (1820), são os elementos mais importantes.
Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo é emancipado politicamente e desmembrado de Niterói, através do decreto estadual nº 124. Em 1892, o decreto nº 1, de 8 de maio, suprime o município de São Gonçalo, reincorporando-o a Niterói pelo breve período de sete meses, sendo restaurado pelo decreto nº 34, de 7 de dezembro do mesmo ano. Em 1922, o decreto 1797 concede-lhe novamente foros de cidade, revogada no em 1923, fazendo a cidade baixar à categoria de vila. Finalmente, em 1929, a Lei  nº  2335, de 27 de dezembro, concede a categoria de cidade a todos as sedes do município.
A partir de então (1929), o Município de São Gonçalo, inicia, de forma mais tranqüila, sua trajetória rumo ao progresso e ao sucesso.
Em 1943, ocorre nova divisão territorial no Estado do Rio de Janeiro e desta vez, São Gonçalo perde o Distrito de Itaipu para o município de Niterói , restando-lhe apenas cinco distritos, quais sejam: São Gonçalo sede, Ipiíba, Monjolo, Neves e Sete Pontes que permanecem até os dias atuais.
Neste  mesmo período, décadas de 40 e 50, inicia-se a instalação, em grande escala, de grandes fábricas e industrias em São Gonçalo. Seu parque industrial era o mais importante do Estado, o que lhe valeu o apelido de Manchester Fluminense.
QUADRO DAS INDÚSTRIAS
Em 17 de abril de 1925, a Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas - CBUM, instala-se no município, posteriormente esta usina foi incorporada ao grupo HIME.
O grupo HIME, além da fundição e da cerâmica, desenvolvia a produção de fósforo da marca "SOL" , com uma fábrica denominada "Companhia Brasileira de Fósforo", que funcionava dentro de sua área metalúrgica.
O HIME, também, mantinha na Rua Dr. Alberto Torres, uma escola primária, dirigida pelo prof. Êneas Silva e uma escola de Corte e Costura.
Criou o Campo do Metalúrgico, que deu grande impulso e incentivo ao esporte no Município.
A construção de vilas operárias em terras desta companhia, para seus funcionários, também, não pode ser esquecida.
Atualmente, o HIME foi adquirido pelo Grupo Gerdau.
Em 02 de dezembro de 1937, é a vez do gaúcho José Emílio Tarragó, fundar com a seguinte razão social: Tarragó, Martinez e cia Ltda. A Futura Industria de Conservas de Peixe Coqueiro.
A posterior mudança do nome da empresa, deveu-se a mudança do ramo de negócio. A primeira atividade desta indústria era uma frutinha doce/azeda chamada tamarindo. Porém , ao mudar de ramo, para o de conservas de peixe, a indústria teve que mudar de nome.
Dona Júlia Pires de Medanha, operária desta industria na época, que é madrinha da fábrica, por ter sugerido o novo nome.
A história do nome é a seguinte: por haver nas proximidades uma praia conhecida como "Praia dos Coqueiros", dona Júlia sugeriu o nome "Coqueiro" à nova empresa, tornando-se madrinha da mesma.
A nova empresa prosperou e a marca Coqueiro projetou-se nacionalmente e internacionalmente.
Em 1973, o Grupo Quaker, comprou a fábrica e , consolidou a marca Coqueiro, além de ampliar sua tradicional liderança no mercado.
Em 09 de fevereiro de 1941, José Augusto Domingues, funda a Fábrica de Artefatos de Cimento Armado, produzindo paralelepípedos e meios-fios.
Em 05 de outubro de 1941, instala-se no distrito de Neves, a Indústria Reunidas Mauá, que produzia vidros e porcelanas.

Em 16 de novembro de 1941 é fundada a Companhia Vidreira do Brasil - COVIBRA. Foi a primeira no Brasil e a maior na América do Sul, no fabrico mecânico de vidro plano, com exportação para o Egito, Índia, China e África do Sul.
Com o tempo mudou de proprietários e de nome para VIDROBRAS e, atualmente, ELETROVIDRO.
A matéria-prima desta indústria vinha de Maricá.
Em 22 de novembro de 1941, instalava-se a Fábrica de Enlatados de Sardinha Netuno, próxima ao Porto do Gradim.
Em 10 de maio de 1942 é fundada a Fábrica de Fogos Santo Antônio, localizada na Rua Oliveira Botelho nº 1.638, em Neves.
Além desta, podemos citar também, as seguintes indústrias:
•  Cerâmica Fattori;
•  Companhia Fiat Lux de Fósforos de Segurança;
•  Composições Internacioais do Brasil S.A . (Tintas e vernizes);
•  Cooperativa Central dos Produtores de Leite - CCPL;
•  Cortume Zoológico;
•  Diversas Confecções.
•  Diversas Olarias;
•  Fábrica de Ampolas;
•  Fábrica de Bebidas Ron Merino;
•  Fábrica de Biscoitos;
•  Fábrica de Brinquedos : FAMA e FÊNIX;
•  Fábrica de conservas de Peixe Piracema;
•  Fábrica de Conservas de Peixe Rubi;
•  Fábrica de Conservas de Peixe União;
•  Fábrica de Doces Triunfo;
•  Fábrica de Formicida (Inseticida Tank);
•  Fábrica de Goiabada;
•  Fábrica de Manufaturados de chumbo;
•  Fábrica de Papel Alcântara;
•  Fábrica de Refrigerantes;
•  Fábrica de Silicato de Sódio;
•  Fábrica de Soda Cáustica;
•  Fábrica de Tamancos;
•  Laboratório B. Braun;
•  Laboratório Herald's;
•  Marinho e Ferreira (Sal grosso e refinado);
No período da 2ª Grande Guerra Mundial (1936/1942), São Gonçalo, cresceu de forma meteórica.Com as grandes fazendas, sendo desmembradas em sítios e chácaras, mão de obra barata e abundante, grandes áreas, além da proximidade com a capital, o que facilitava o escoamento da produção. São Gonçalo tornou-se solo fértil ao desenvolvimento.
No governo de Joaquim de Almeida Lavoura, o município teve sua grande arrancada para a urbanização, com calçamento das principais vias, ligando Niterói ao Alcântara.
Lavoura, como é mais conhecido, governou São Gonçalo por três vezes, a saber:

De 31/01/1955 à 20/01/1959
De 31/01/1963 à 30/01/1967
De 31/01/1973 à 12/08/1975.

6 comentários:

  1. Boa tarde, será que tem como localizar documento dos funcionários do Hime? Gostaria muito de saber sobre o meu avô que trabalhou lá. Se tiver algum arquivo desse material gostaria de pesquisar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Tem um buraco num barranco no bairro Pontal. É tipo uma caverna e, dizem que era passagem de indíos. Até hoje ninguém sabe explicar o que é na verdade. Gostaria que fizessem uma pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que comentasse sobre a vinda de técnicos ingleses para incrementar os trabalhos na indústria metalúrgica Home,no início do século XXI.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: metalúrgica Home... Início do século XX.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, sou da Capela São João Batista, no Pontal - SG. Tenho alguns registros, e gostaria de poder conversar com algum historiador. Teria como me ajudar? Estou fazendo uma pesquisa para reconhecer a Capela como patrimônio histórico. Inclusive, tenho informações sobre a caverna dos índios.

    ResponderExcluir